Agrotóxicos nos Alimentos
Tudo o que você precisa saber sobre resíduos de agrotóxicos nos alimentos.
Quando nos deparamos com notícias sobre os resíduos de agrotóxicos nos alimentos, nós paramos e pensamos: “Será que estou sendo contaminado pelos vegetais que compro?” A preocupação dos consumidores é mundial, e realmente é uma dúvida válida. Neste artigo nós falaremos de tudo o que você precisa saber sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos, e como evitar produtos potencialmente nocivos à nossa saúde.
Os agrotóxicos são produtos químicos utilizados pelos agricultores para matar insetos, combater doenças e eliminar plantas indesejáveis das lavouras. Os agrotóxicos são degradados com o tempo, e cada produto é degradado em um tempo diferente. A legislação brasileira é rígida com os agrotóxicos, determinando quais produtos são permitidos, quanto e como podem ser aplicados, e quanto esperar antes de colher a lavoura após a aplicação de um produto. Sendo assim, quando a lei é respeitada, o consumo dos vegetais não apresenta qualquer risco à saúde humana ou animal.
O grande problema é que muitos agricultores não têm obedecido às leis, ou por negligência ou por falta de conhecimento. Cabe ao governo gerar políticas de fiscalizações intensivas, legislar devidamente, dar a assistência devida aos agricultores e gerar novos profissionais capacitados a utilizar corretamente os agroquímicos. O órgão responsável pelas análises e fiscalizações dos resíduos em alimentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Quais os produtos mais contaminados?
Segundo dados da Anvisa divulgados em 2009, a irregularidade de alimentos como o pimentão chegou a ser detectada em 64% das amostras coletadas, seguido do morango (36%), uva (33%) e cenoura (31%). Já o tomate apresentou irregularidades em 18% das amostras e a alface em 20%. As irregularidades encontradas são: níveis acima do permitido de substâncias permitidas ou a presença de substância de uso não autorizado para o produto em questão.
É possível identificar produtos contaminados?
Para nós consumidores finais, é praticamente impossível sabermos que produtos estão com níveis muito altos de agrotóxicos somente olhando o produto exposto no supermercado. Na grande maioria dos casos, a avaliação só é possível por testes laboratoriais de alta tecnologia. Entretanto, em alguns casos extremos podemos realmente sentir o cheiro do produto químico no produto exposto, ou ver manchas claras causadas pelos resíduos. Nestes casos, não compre o produto e notifique o vendedor.
Produtos feios possuem menos agrotóxicos?
Pensar que produtos manchados ou atacados por insetos possuem menos agrotóxicos é um mito. Muitas vezes os produtos mais feios foram mais atacados devido ao uso incorreto dos agrotóxicos, gerando riscos ainda maiores de contaminação dos alimentos. Portanto, a “feiura” do produto não é sinal de menos agrotóxicos.
Lavar bem os alimentos remove os agrotóxicos?
Lavar os alimentos pode ser muito importante para evitar a proliferação de doenças, mas não é uma medida eficaz para eliminar os agrotóxicos dos alimentos. Grande parte dos agroquímicos é absorvida pelas plantas, e por isso, não estão somente na casca do vegetal, mas também no seu interior. Uma medida eficaz é a retirada das folhas mais externas dos vegetais.
É normal que sintamos uma sensação de impotência diante de situações como essas, mas nós consumidores finais temos sim o direito de exigir produtos mais seguros e saudáveis. Cabe a nós exigir do governo medidas eficazes de fiscalização e educação dos agricultores, assim como preferir produtos com certificação de boas práticas agrícolas. Por enquanto, a nossa única opção que seguramente não possuirá níveis inaceitáveis de agrotóxicos são os alimentos orgânicos certificados.