Como dar forma a um bonsai?
Cuidados regulares devem ser tomados para que o bonsai permaneça na forma desejada, simulando ao máximo a forma natural de uma árvore no campo. Mas para que possamos mexer no bonsai, é necessário que ele esteja com bons sinais de adaptação ao ambiente. A melhor ferramenta para a manipulação dos bonsais é a paciência.
Não existe uma regra padrão para a modelagem de bonsais, mas devemos seguir o princípio de criar uma representação de uma árvore na natureza. Alguns fatores naturais geram a forma da planta no ambiente natural, como fortes ventos, calor excessivo, secas, entre outros, sendo que seus efeitos também podem ser reproduzidos no formato de um bonsai.
O bonsai é uma arte, e pode ser facilmente visto como uma verdadeira escultura viva. Como tal, devemos remover alguns galhos e encorajar outros a assumirem certas direções.
|
|
O bonsai é uma miniatura da árvore na natureza |
Quando iniciar as podas e guias em um bonsai?
Desde cedo, alguns pequenos ramos realmente indesejáveis já podem ser retirados, mas devemos iniciar as podas quando o bonsai alcançar a altura desejável, tronco relativamente espesso, e número considerável de ramos.
Podar muito cedo seu bonsai pode fazer com que você não consiga aproveitar ramos estratégicos que ainda viriam. A época certa para início das podas vai variar de alguns meses a vários anos após o plantio.
Como modelar o bonsai?
Existem muitas técnicas para modelarmos os ramos de um bonsai. Entre essas técnicas, o meio mais utilizado é o fio de cobre ou alumínio encapado, para que as plantas não se machuquem com o fio. Devemos lembrar que modificações bruscas podem levar ao rompimento do galho, o que exige cautela.
Em geral, os galhos da base são deixados quase na horizontal, pois assim são as árvores na natureza.
Bonsai sendo conduzido |
Com os fios, podem ser modelados tanto galhos quanto o tronco. Mas devemos sempre tomar cuidado para não obstruirmos o crescimento das novas brotações. Quando o ramo guiado se mostra estável, adaptado ao seu novo formato, devemos retirar os fios do mesmo, para permitir seu pleno desenvolvimento.
Como podar um bonsai?
A poda do bonsai é um dos tratos mais importantes, e deve ser feita com muita cautela.
O bonsai deve ser podado para que seus pequenos galhos pareçam os grandes galhos de uma árvore na natureza. O excesso de galhos pode gerar ramos finos demais, por isso, devemos manter somente aqueles estratégicos.
Planeje seu bonsai antes de podar.
Olhe seu bonsai destacando suas principais características, como a espessura e formato do tronco; a localização, formato e espessura dos galhos; regiões onde as folhas estão mais densas, entre outros fatores. Elimine em sua mente os galhos que estão fora dos seus planos, e tente imaginar seu bonsai depois da poda. Se for se basear em uma planta, não se baseie em outros bonsais, mas sim em uma grande árvore na natureza.
De acordo com a arquitetura desejada da planta, corte os ramos indesejáveis próximos à base dos mesmos, com o auxílio de uma tesoura de poda limpa. Se estiver em dúvida sobre a retirada ou não de um ramo, deixe-o lá por mais tempo, até que você decida.
Brotações indesejáveis que podem surgir devem ser retiradas. Já as brotações que possuem um bom potencial devem ser mantidas.
Dicas para que seu Bonsai fique natural com a poda:
- Torne o tronco visível, removendo as brotações pequenas dele.
- Limpe a copa. Remova o excesso de folhas próximas ao tronco.
- Na base, mantenha poucos e grandes galhos. O topo da planta possui mais ramificações.
- Os galhos de baixo geralmente ficam em posição quase horizontal, e não apontando ao topo.
Com a leitura deste artigo, você se torna capaz de se iniciar nessa arte, ou ao menos aprender a apreciar a técnica.
Caso haja dúvidas persistentes, não hesite em entrar em contato conosco.
|