Ouvimos dizer que a manteiga é mais gordurosa, e até mesmo que a margarina faz bem para o coração. Mas a diferença é uma só: A manteiga é retirada do leite da vaca, e a margarina é feita basicamente de óleo de cozinha.
Adorada pelos brasileiros, a margarina foi criada para ser uma opção mais barata à manteiga, que utiliza muito leite para ser produzida. O processo inicial era simples: Adicionar hidrogênio ao óleo vegetal, o que o torna cremoso. Adiciona-se sal, água, emulsificantes e outros elementos para melhorar seu sabor e consistência.
Saiba como a manteiga e a margarina são produzidas:
Por ser de origem vegetal, a margarina não possui colesterol, ao contrário da manteiga, tendo sida considerada por muito tempo mais saudável que a sua concorrente. No entanto, há algum tempo estudos mostraram que as gorduras hidrogenadas das manteigas possuíam as gorduras “trans”, que geravam problemas ainda piores que o colesterol. Ou seja, as gorduras hidrogenadas geram mais doenças cardiovasculares que o colesterol da manteiga.
Controvérsias a parte, a escolha deve ser do consumidor. Qual o agrada mais? Além disso, devemos lembrar que tanto a manteiga quanto a margarina são feitos essencialmente de gorduras, e devem ser consumidos com cautela e em baixas quantidades.