Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Como fazer uma horta em vasos?

Neste artigo:  
1.  Introdução.
2.  Escolhendo o local, o vaso, e o que plantar.
3.   Preparo do vaso e plantio.
4 .  Manutenção da horta em vasos.

Preparo do vaso e plantio

Montar a sua mini-horta em vasos é fácil, basta seguir as etapas a seguir:

Coloque um material de drenagem no vaso, podendo ele ser argila expandida, pedra britada, ou mesmo pedaços pequenos de telhas. Cubra totalmente os drenos do fundo do vaso, para evitar que eles entupam.


Adicione o material de drenagem

 

 

 

 

 


Adicionando o substrato
Adicione o substrato

Adicione o substrato deixando a altura da muda (no caso do plantio de mudas), ou complete o vaso (no caso de estacas ou sementes). O substrato pode ser composto de terra com húmus ou mesmo de terra vegetal pura (comprada em lojas).

* Muitas ervas podem ser reproduzidas através dos ramos que compramos nos supermercados e feiras, como a cebolinha, a hortelã, o manjericão etc.

Plantio

  • Plantando uma muda
    Mudas: Mudas ensacadas podem ser encontradas em viveiros de mudas ou mesmo em supermercados, e são muito mais práticas para utilizarmos. Acomode a muda e complete o vaso com a terra, mantendo-a no mesmo nível da terra do saquinho.


 

  • Plantando bulbo de cebilinha
    No caso das cebolinhas, podemos cortar os bulbos e plantarmos como mudas. Separe os bulbos de 3 em 3 e enterre a sua base.





  • Plante talos: Muitas das ervas aromáticas ou medicinais podem ser reproduzidas plantando-se um pequeno talo da planta. Fazemos isso cortando um ramo de aproximadamente 10 cm, removendo a ponta (para estimular o crescimento lateral), e também removendo as folhas da base. Enterre os primeiros 4 cm. Essa é a estaquia, e você pode saber mais sobre ele, clicando aqui.
    Pode ser usado para: Hortelã, orégano, manjericão, manjerona, erva-cidreira (verdadeira), capuchinha, babosa etc.  

  • Sementes: Semeie algumas sementes em pequenos sulcos cavados com o dedo. Siga a profundidade indicada na embalagem da semente, mas desconsidere o espaçamento, quando o plantio é feito em vasos. Quando as plantas alcançarem de 5 a 10 cm, arranque o excesso, mantendo somente as mudas mais vigorosas. Esse é um processo chamado desbaste.
    Saiba mais sobre o plantio por sementes.

    Algumas comumente reproduzidas por sementes: Alface, salsinha, camomila, erva-doce, agrião etc.

Após o plantio, regue bem os vasos, e mantenha-os em um local bem iluminado. Na primeira semana, evite mantê-los sob o sol direto por muito tempo. Mantenha a sua horta em vasos seguindo as nossas dicas do próximo tópico.

 

 

 

<< ANTERIOR  INTRODUÇÃO  PRÓXIMA >>
Neste artigo:  
1.  Introdução.
2.  Escolhendo o local, o vaso, e o que plantar.
3.   Preparo do vaso e plantio.
4 .  Manutenção da horta em vasos.
 

Google
 





 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020