Gerânio-pendente (Pelargonium peltatum)

Flores Por

Gerânio Pendente

Nome popular: Gerânio-pendente; Gerânio; Pelargônio-pendente; Pelargônio; Gerânio-hera.
Nome científico:
Pelargonium peltatum L.
Família: Geraniaceae.
Origem:
África.

O gerânio-pendente é uma planta muito utilizada no paisagismo, devido à beleza de suas flores em formato de mini-buquês coloridos, e à sua folhagem recortada, bastante ornamental.

Os gerânios compões um grande grupo hortícola de arbustos de textura semi-herbácea, abrangendo inúmeras variedades hortícolas de Pelargonium zonale e Pelargonium inquinans.

As plantas possuem aroma forte típico, alcançando 60 a 90 cm de altura, com ramos suculentos, às vezes com uma mancha na folha chamada de “zona” ou “ferradura” de contorno, ou com variegação.

Suas flores surgem na primavera-verão, e possuem diversas colorações. A planta tolera climas mais frios.

Como cuidar: O gerânio-pendente se desenvolve melhor quando cultivado sob sol pleno, mas em regiões muito quentes, ele pode se beneficiar de um sombreamento do sol da tarde. Pode ser plantado em vasos suspensos ou em jardineiras, com substrato leve e com base orgânica.

Mantenha regas regulares. Quando o solo estiver seco, regue novamente com água em abundância.

É aconselhável que você remova as flores já mortas para estimular o crescimento de novas flores. além de melhorar a estética da planta.

Apesar de ser uma planta perene, ela pode ser encarada como anual. É recomendada a renovação do canteiro após alguns anos, já que a planta passa a perder suas boas características.

Como reproduzir: É muito fácil multiplicá-lo por estacas dos ponteiros. Basta quebrar uma ponta com uns 10 centímetros e enterrar o primeiro terço (da base) na terra.