Nome popular: Onze-horas; Portulaca.
Nome científico: Portulaca grandiflora Hook.
Família: Portulaceae.
Origem: Brasil
Onze horas é uma planta genuinamente brasileira que tem conquistado o mundo todo. É muito conhecida pelas suas flores de diversas cores que se abrem nos horários de sol mais forte e se fecham em horários mais escuros.
É uma planta herbácea florífera, com flores suculentas, anual, de 15 a 20 cm de altura, com florescimento muito vistoso. Suas flores se abrem pela manhã, com a presença de sol forte, sendo elas de cor vermelha, branca, amarela ou roxa. Seu florescimento ocorre principalmente durante o verão.
A planta tolera climas frios, podendo ser cultivada em todas as regiões do Brasil.
Como cuidar: A Onze-horas deve ser plantada em um local de sol pleno. Pode ser plantada em vasos, jardineiras ou canteiros, em grupos ou maciços. Pose ser utilizada também em jardins rochosos, junto a cactos e suculentas.
Regue somente quando o solo já estiver seco, jogando grandes quantidades de água, mas evitando inundar o solo. Mas cuidado, o excesso de adubos e água pode fazer com que a planta vegete e não floresça, ou gere poucas flores.
Como reproduzir: Multiplica-se por meio de sementes produzidas em grande quantidade, e podem ser semeadas na primavera e no verão.