A preocupação por uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos, associada com a preocupação com os impactos ambientais causados pela agricultura, vem aumentando muito o consumo de alimentos produzidos de forma orgânica. Mas nem tudo o que é dito é verdade.
O que é agricultura orgânica?
A agricultura orgânica é a produção de vegetais e animais sem o uso de produtos químicos e sintéticos, ou alimentos geneticamente modificados (transgênicos), buscando uma agricultura sustentável e o bem-estar animal.
benefícios e mitos
Os alimentos orgânicos são em geral, mais saudáveis, por eliminarem os riscos ocasionados pelo uso abusivo de agrotóxicos.
Mas vale ressaltar que só o uso incorreto de agrotóxicos deixa resíduos na planta. Os agrotóxicos utilizados hoje são de compostos orgânicos, que se decompõe com o tempo, sendo que quando os produtos chegam à mesa, os compostos já não devem existir.
É válido lembrar também que os alimentos orgânicos não eliminam as contaminações por águas impróprias para irrigação.
Na realidade, o maior benefício dos produtos orgânicos é o ambiental, que é incontestável. Na agricultura orgânica, a ciclagem de nutrientes é muito mais eficiente do que na tradicional, além disso, a biodiversidade do local é maior, diminuindo os impactos ambientais. Outro fator importante é a eliminação da possibilidade de contaminação ambiental pelo uso incorreto de agrotóxicos, e o uso de resíduos urbanos e rurais na adubação.
limitações da agricultura orgânica
Assim como tudo no mundo, a agricultura orgânica não é um mar de rosas. O uso de pesticidas e fungicidas (defensivos agrícolas) não é feito sem motivos, já que o custo de defensivos agrícolas é muito alto.
O que ocorre é que infelizmente, o ataque intenso de pragas e doenças não pode ser evitado de forma eficaz na agricultura orgânica. A produtividade (toneladas por hectare) muitas vezes não chega nem à metade da agricultura convencional. Muitos estudos dizem que o mundo não conseguiria de forma alguma produzir alimento para 6,5 bilhões de pessoas utilizando somente a agricultura orgânica.
Além disso, os produtos orgânicos possuem em geral, uma qualidade bastante inferior em tamanho, presença de doenças de plantas, ataque de insetos, etc., o que favorece a diminuição da durabilidade do produto. Grande parte da produção é jogada fora, por não estar dentro dos padrões exigidos pelos consumidores de alimentos orgânicos, que geralmente possuem costumes refinados.
Por esse motivo, os estudos tem caminhado para a modificação da agricultura convencional, tornando-a mais sustentável e menos impactante ao meio ambiente. Esse é o caso do plantio direto, técnica amplamente utilizada no Brasil nos dias de hoje.
conclusões
A agricultura orgânica gera menos impactos ao meio-ambiente, além de oferecer maior segurança alimentar ao consumidor. Mas ainda há muitas barreiras que limitam o uso dessa técnica, sendo os principais: baixa produtividade e baixa qualidade dos produtos. Isso representa a necessidade de maiores estudos que buscam uma agricultura sustentável.
|