|
O aumento da ocupação humana no planeta tem causado sérios danos ao planeta. Dentre as atividades que têm gerado mais impacto no meio-ambiente está a agricultura.
Atenção ao meio-ambiente
A centralização das atenções nas questões ambientais é muito evidente nos dias de hoje. Com essa crescente preocupação, a agricultura não tem recebido a devida atenção, pois a população é pouco informada sobre seus aspectos ambientais reais. |
Impactos da agricultura
Os principais impactos causados pela agricultura podem ser conhecidos clicando aqui.
“Ao pé da letra”
A palavra “sustentável”, quando se trata de agricultura, não é levada “ao pé da letra”. Isso ocorre porque na realidade, só é sustentável um sistema que consegue manter-se estável na qual a quantidade de energia de entrada é a mesma de saída, sem que isso cause impactos em outros ambientes. Ou seja, o ambiente deve ser um sistema fechado, o que só é encontrado em ambientes nativos que não sofreram interferências humanas.
Conceito utilizado
De uma forma geral, o conceito de agricultura sustentável se formou de forma complexa, passando a envolver tanto aspectos ambientais quanto socioeconômicos. Hoje o conceito se baseia na idéia de gerar efeitos negativos mínimos no ambiente. O conceito mostra uma maior flexibilidade em relação à idéia inicial, já que a idéia de impacto zero é considerada quase utópica quando aplicada à agricultura.
Alternativas de agricultura
São muitas as alternativas de produção de alimentos, aqui nós explicaremos os três principais métodos de forma simplificada e esclarecedora.
|
- Agricultura Tradicional
É a prática mais comum nos dias atuais, mas vem sendo substituída pelo Sistema de Plantio Direto, que será detalhado melhor a seguir. A prática tradicional é considerada de alto impacto, sendo utilizadas técnicas como a aragem, tradagem, subsolagem, entre outras.
Tem como os principais problemas: a erosão, o baixo teor de matéria orgânica do solo, alta lixiviação de nutrientes, e desequilíbrio biológico do solo.
Vale lembrar que o plantio de apenas uma cultura (monocultura) é algo raramente utilizado nos dias de hoje, sendo a técnica de rotação de culturas a mais utilizada, por ser de menor impacto.
- Sistema de Plantio Direto
É uma prática amplamente utilizada nos dias de hoje. A prática é tem gerado bem menos impacto que a agricultura tradicional, já que utiliza princípios conservacionistas de preservação e ciclagem de nutrientes. Uma base do sistema é revolver o solo o mínimo possível, já que quando revolvemos o solo, a matéria orgânica é rapidamente decomposta. Outra base é a manutenção da palhada resultante da cultura anterior sobre o solo, o que reduz muito a erosão, bem como a utilização da rotação de culturas. |
|
Assim, o sistema consegue conservar a matéria orgânica do solo, aumentando a capacidade de retenção de nutrientes, aumentando a quantidade de microrganismos benéficos no solo, aumentando o armazenamento de água, reduzindo a erosão e lixiviação. O mais importante é que essa prática, além de mais sustentável, alcança produtividades ainda maiores que o plantio tradicional.
Sendo assim, é a prática mais recomendada atualmente aos produtores, sendo que em breve, quase a totalidade dos grandes plantios serão convertidos para esse.
As principais limitações do plantio direto são: necessidade de mais conhecimento técnico para sua realização; algumas doenças e insetos são favorecidos no processo (apesar de outras serem desfavorecidas);
- Agricultura Orgânica
É o sistema alternativo mais conhecido atualmente, apesar do seu uso ser muito restrito. O método baseia-se na ausência da utilização de pesticidas, aplicação de adubos orgânicos, sendo condenado o uso da maioria dos fertilizantes de fontes não-renováveis. Sendo assim, visa simular o que ocorreria na natureza.
É sem dúvidas um dos métodos mais sustentáveis do ponto de vista ecológico, mas insustentável do ponto de vista econômico e social. Isso ocorre principalmente devido às baixas produtividades alcançadas pelo sistema, o que impossibilita a aplicação em larga escala, se limitando apenas a pequenas produções. É hoje um método utilizado quase exclusivamente destinado a mercados refinados, devido ao alto custo desses produtos.
As principais limitações da agricultura orgânica são: Baixa produtividade, ataque intenso de pragas e doenças, altas infestações de plantas daninhas, altos custos de produção, baixa qualidade dos produtos gerados, alta perda da produção no campo, impossibilidade de suprimento da demanda mundial, e elitização do consumo dos produtos gerados.
Para saber mais sobre a agricultura orgânica, clique aqui.
|
Observações finais
Entendendo melhor o assunto, podemos notar que os radicalismos não são benéficos na busca de uma agricultura sustentável.
Quando buscamos sustentabilidade na agricultura, não devemos considerar somente aspectos ambientais, ou somente aspectos socioeconômicos, mas sim um equilíbrio entre ambas as partes. Ou seja, o ideal seria uma agricultura equilibrada com o meio-ambiente, altamente produtiva, com baixos custos de produção, e com produtos de alta qualidade.
|