Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

A ecologia do jardim

Para conseguir um jardim belo, é necessário conhecer sua ecologia. Aqui nós te daremos uma breve explicação sobre tudo o que você precisa saber para cuidar bem do seu jardim.

Quem é praga e quem não?
Praga é um ser vivo que prejudica os outros. Por isso, normalmente os insetos que prejudicam os vegetais ou animais são comumente chamados de pragas.
Da mesma forma, poderíamos chamar as ervas daninhas, e os ratos também como pragas.

Pragas não são vilões, mas são seres vivos que vão onde as condições são mais apropriadas a eles. Se você fornecer um bom local para eles, é lá que eles ficarão.

 

 


Joaninhas
As joaninhas são benéficas, pois predam certas pragas, como os pulgões

O que ocorre, é que todos os seres vivos possuem uma função primordial: reproduzir-se. Para isso, alimentar-se é fundamental. Em um ambiente desequilibrado, um ser se sobressai em relação aos demais, tornando-se uma praga. A sua busca de alimento e a reprodução excessiva, com uma baixa taxa de mortalidade, torna-o uma praga.

Seu jardim está equilibrado?
Os jardins e as plantações podem ser vistos como um pequeno ecossistema. Assim como no meio-ambiente, criam-se ciclos, tornando-o equilibrado ou não. Mas há vários graus de desequilíbrio, podendo desde pequenos desequilíbrios, até grandes desequilíbrios.

Os jardins e plantações tendem a ser medianamente desequilibrados, por possuírem poucas espécies vivas, não sendo o suficiente para o fechamento de ciclos. Por esses motivos, os nossos jardins costumam apresentar alguns problemas relacionados ao equilíbrio, como a superpopulação de alguns seres.

Para sabermos o quanto o nosso jardim é equilibrado, a variedade de seres vivos ali presentes é importante, pois através dela podemos conseguir uma resposta. Muitos tipos de insetos, daninhas, e animais visitantes são indícios de um jardim equilibrado. A presença de poucas espécies de insetos, geralmente faz com que uma ou duas espécies infestem o local, sendo um indicativo de desequilíbrio.

A melhor forma de melhorarmos o aspecto das plantas do nosso jardim, é tornar o ambiente o mais equilibrado possível. Para fazer isso, evitem aplicar venenos, procurem evitar jogar no lixo as folhas resultantes das podas, não matem os insetos que não representam perigos, utilizem plantas que não favorecem a infestação de insetos ou doenças específicas.

 
Veja também:

- Como evitar ataques de insetos em seu jardim ou horta.
- Como reduzir as doenças em meu jardim?
- Aprenda a fazer sua prórpria horta orgânica em casa, até mesmo em apartamentos!
Google
 

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020