Cavalinha (Equisetum giganteum)

Folhagens Por

Cavalinha

Nome popular: Cavalinha; Cavalinha-gigante.
Nome científico: Equisetum giganteum L.
Família: Equisetaceae.
Origem: Brasil.

Características: A cavalinha é um tipo de samambaia, perene, que pode crescer de 1,5 a 2,0 m de altura. Seu formato peculiar é o seu grande atrativo. Aparentada com a família das avencas e samambaias, não produz flores, e sim pequenos cones contendo esporos.

Existem diversas espécies, sendo a brasileira originária de regiões pantanosas.

Ela possui rizomas subterrâneos, que fazem com que ela se espalhe facilmente pelos canteiros. Ela tipicamente cresce em touceiras, e pode ser considerada uma planta daninha em alguns locais.

Suas hastes são ricas em silício, sendo elas utilizadas em alguns locais como esponja ou como lixa vegetal.

Cuidados: A Cavalinha cresce em diversas temperaturas, e é tolerante a baixas temperaturas. Nativa de brejos é indicada para cultivo em locais úmidos, como beira de tanques e lagos, ou em canteiros a pleno sol, contidos por estruturas de alvenaria para evitar que invada a área vizinha como uma planta invasora, tal é o seu vigor.

Se plantada em canteiros comuns ou vasos, regue regularmente, e mantenha o solo sempre úmido, sem medo de manter encharcado.

Como reproduzir: Multiplica-se com grande facilidade por divisão de touceira e por pedaços de rizomas, efetuada em qualquer época do ano.