Você provavelmente já ouviu alguém falando do termo “leite cru”, mas não tinha certeza do que se tratava. Na realidade, o leite cru nada mais é que o leite que foi retirado das tetas e não passou por um processo de pasteurização ou UHT, que submetem o leite a temperaturas altas durante algum tempo para matar o excesso de microrganismos que poderiam ser danosos ao humano. Ou seja, o leite cru é o leite que se toma “direto do animal”, podendo ele ser de uma vaca, de uma cabra, ou mesmo de uma ovelha.
Alguém toma leite cru?
Sim. Muita gente toma leite cru, principalmente nas zonas rurais. Existem queijos que são fabricados com o leite cru, mas isso também não é comum. Algumas pessoas conseguem comprar o leite cru na cidade e o bebem em casa, acreditando que ele faça mais bem à saúde que o leite comum pasteurizado, mas isso não é bem verdade.
Há risco em beber leite cru?
Sim, há riscos. Os riscos não são poucos, pois o processo de pasteurização visa matar bactérias como Salmonella, Campylobacter, Cryptosporidium, E. coli, Listeria. Isso porque o leite pode ser contaminado por:
- Fezes ou urina animal podem cair no balde.
- Infecções da teta (mastite).
- Doenças da vaca.
- Sujeiras e insetos do ambiente de ordenha e armazenagem do leite.
- Bactérias que vivem na pele e pelos do animal.
- Contaminação pela pessoa que ordenou o animal.
Por esses e outros motivos, é altamente recomendável que bebamos somente leite pasteurizado ou longa vida, pois esses passaram por processos de altas temperaturas. Se for beber o leite ordenhado por você mesmo, ao menos você sabe quais são as condições sanitárias da ordenha e da vaca, mas mesmo assim é recomendável que você ferva o leite antes do consumo, reduzindo os riscos de uma contaminação.
Fonte de informações:
https://www.cdc.gov/foodsafety/rawmilk/raw-milk-questions-and-answers.html
https://www.fda.gov/Food/resourcesForYou/consumers/ucm079516.htm