A quantidade varia muito com a raça, alimentação, e forma de criação, mas a produção comercial em granjas alcança cerca de 1 ovo por dia por galinha. Alguns dias a galinha pode não botar ovos, mas na maioria dos dias ela tende a botar um, pois os ovos demoram cerca de 26 horas para se formar dentro dessas galinhas poedeiras. Em produções comerciais de grande escala, a média pode estar acima dos 300 ovos por galinha por ano.
Normalmente as galinhas são mantidas produzindo por cerca de um ano, e são abatidas depois desse período, pois elas começam a produzir menos ovos. Para se ter uma noção do grau de produtividade que os sistemas alcançam hoje, uma galinha de granja consome em média 100 gramas de ração por dia, e botam ovos de cerca de 60 gramas. As galinhas marrons tendem a comer um pouco mais: cerca de 110 gramas, o que torna seus ovos vermelhos um pouco mais caros. Entenda melhor lendo nosso artigo: “Qual a diferença entre ovos brancos e vermelhos?”
As galinhas caipiras são outro caso.
As galinhas criadas em sistemas semi-livres não possuem a mesma produtividade. Aliás, elas tendem a produzir cerca de 80 ovos por ano, o que é menos de um terço do que as granjas produzem. Isso torna a produção mais cara, e o ovo caipira se torna mais caro ainda. Entenda mais lendo nosso artigo: “O que é ovo caipira?”
Fontes:
http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/zootecnia/NILVAKAZUESAKOMURA/aula_7_introducao_postura.pdf
https://www.nytimes.com/2016/04/19/science/how-many-eggs-does-a-chicken-lay-in-its-lifetime.html
http://articles.extension.org/pages/71004/raising-chickens-for-egg-production