É a samambaia mais cultivada no Brasil, devido á sua rusticidade e beleza. Suas folhas cortadas também são utilizadas para fazer arranjos florais e buquês. A samambaia não cresce bem em regiões frias, mas pode ser cultivada em quase todas as regiões brasileiras. Existem samambaias com folhas maiores, conhecidas como samambaias de metro, mas as mais comuns são as de comprimento médio. Nos jardins, são geralmente plantadas em canteiros laterais, ou sob a copa de árvores.
Cultivo
Essas samambaias preferem ambientes mais quentes, com luz indireta, tolerando bem ambientes com menor luminosidade. Os vasos podem ser mantidos pendentes, ou presos às paredes, evitando que suas folhas fiquem encostadas no chão. Podem ser plantadas tanto em vasos quanto diretamente no solo, sendo o seu cultivo bastante fácil devido à sua rusticidade. A terra a ser utilizada deve ser rica em matéria orgânica, e mantida sempre úmida. É recomendável que você retire as folhas mortas de tempos em tempos, para manter a aparência jovial da planta.
Apesar de poder ser multiplicada pelos esporos (como se fossem sementes), as samambaias são geralmente reproduzidas por divisão das touceiras geradas. Basta separar uma planta da outra e formar uma nova muda.