É muito frustrante ver aquela planta que gostamos tanto com as folhas ficando amareladas. Aos poucos, aquela planta linda começa a definhar. O que pode está acontecendo? Há como salvar a planta?
Normalmente a primeira coisa que as pessoas pensam é que trata-se de falta de adubo, mas esse raramente é o caso. A seguir, apresentamos as causas mais comuns do amarelamento das folhas:
Falta ou excesso de água
Essa é a causa mais frequente do amarelamento de folhas. Se você coloca água demais, as raízes começam a morrer “afogadas”, e não conseguem mais cumprir a sua função, revelando seus sintomas nas folhas. Se a terra estiver sendo mantida constantemente molhada, reduza as regas para tentar salvar a planta.
Se você coloca água de menos, a planta começa a derrubar parte de suas folhas para economizar água, e antes das folhas caírem, elas tornam-se amareladas. Nesse caso, regue com maior frequência e regularidade. No entanto, quando a planta chega nessa fase, ela pode não se recuperar mais.
Luz demais ou luz de menos
Cada planta possui uma tolerância diferente à exposição à luz solar, e também à sombra. Algumas plantas, como o Lírio-da-paz, ficam muito verdes quando deixados na sombra, mas quando deixados no sol, suas folhas tornam-se constantemente amareladas. Outras plantas, como o Buxinho, precisam de muita luz solar, e quando deixados na sombra, suas folhas começam a ficar pálidas e amareladas. Isso porque cada planta possui uma faixa ideal de luminosidade para que ela faça fotossíntese. Se ela tiver luz de mais ou de menos, a fotossíntese não será feita com sucesso, e suas folhas deixarão de ficar verdes.
Temperatura inadequada
Muitas plantas de regiões frias são vendidas em regiões quentes, ou vice-versa. Isso porque o comércio de plantas não é mais local, e as plantas são rapidamente comercializadas e circulam todo o país. No entanto, às vezes a planta levada não resiste por muito tempo, e pode não aguentar as temperaturas do seu destino. Procure informar-se qual é a temperatura ideal para a planta que você está cultivando.
Falta de adubo
O caso da falta de adubo raramente é o caso em plantas novas. Quando trata-se de uma deficiência de adubo, geralmente somente as folhas novas ficam amareladas, ou somente as folhas mais antigas. Se o problema estiver nas regas, e você colocar adubo na planta, você correrá um sério risco de matar sua planta.