Bokashi é um adubo orgânico “vivo”, que tem origem japonesa, e é muito utilizado para adubação de orquídeas, podendo também ser usado para adubar hortas, canteiros de flores, ou mesmo na agricultura orgânica.
O que é?
Bokashi é um adubo orgânico normalmente feito através da fermentação de misturas de farelos e farinhas, misturados a outros resíduos orgânicos, adicionados de “Microrganismos efetivos”, que teoricamente trazem muitos benefícios para o solo. As misturas mais tradicionais no Japão eram feitas de farelo de arroz, torta de mamona, cascas de arroz, Microrganismos efetivos, melaço de cana de açúcar, e água. Hoje, as misturas são inúmeras, conservando os princípios básicos da técnica.
Qual é a diferença dele pros outros adubos?
Adubos orgânicos têm um problema: Os nutrientes muitas vezes estão lá na matéria orgânica, mas não estão disponíveis para a planta absorver. Isso porque a planta só consegue absorver os nutrientes que estão dissolvidos na água, ou seja, que estão já “decompostos”, não conseguindo puxar os nutrientes que ainda estão na forma orgânica.
Ao contrário dos outros adubos orgânicos, o Bokashi possui uma grande quantidade de microrganismos que decompõe a matéria orgânica de uma forma um pouco mais acelerada, fazendo com que a liberação de nutrientes do composto seja mais rápida e constante. Além disso, essas leveduras e bactérias benéficos melhoram o equilíbrio do solo, agindo também sobre a matéria orgânica já existente por lá.
Onde ele é usado?
Muito utilizado em orquídeas, por dar uma boa resposta ao crescimento delas, mas também é utilizado para hortas orgânicas ou convencionais, jardins em geral, canteiros de flores, ou mesmo no plantio de árvores. Basicamente, pode ser usado em qualquer substituição aos outros adubos.
Como usar o Bokashi?
- É importante não utilizar o Bokashi em excesso, pois ele também causa desequilíbrios químicos e biológicos no solo, podendo prejudicar as plantas.
- Pode ser usado tanto em adubação de cobertura quanto em adubação de plantio.
- Não aplique o Bokashi (nem nenhum outro adubo) em orquídeas durante a floração, pois o adubo não será utilizado nessa fase da planta.
- Evite aplicar o Bokashi puro perto demais dos caules ou folhas das plantas. Se for aplicar em orquídeas, aplique longe da base da planta.
- Siga as recomendações do fabricante do composto, pois como a composição é variável, a dosagem também varia de fabricante a fabricante. Geralmente as dosagens variam de 200 a 300 gramas por metro quadrado. Para vasos, geralmente a dose não passa de uma colher de chá por vaso.
Fontes:
BOECHAT, Cácio Luiz; SANTOS, Jorge Antonio Gonzaga and ACCIOLY, Adriana Maria de Aguiar. Mineralização líquida de nitrogênio e mudanças químicas no solo com a aplicação de resíduos orgânicos com ‘Composto Fermentado Bokashi’. Acta Sci., Agron.[online]. 2013, vol.35, n.2