A Begônia maculata é uma das plantas mais desejadas do momento, com suas folhas pintadas como nenhuma outra, e um recorte diferente das demais plantas que cultivamos dentro de casa. Em geral ela é considerada uma planta não tão fácil de cuidar, mas pode ficar fácil quando você encontra as condições ideais para o desenvolvimento dela.
Onde deixar?
Ela é nativa de florestas tropicais do Brasil, com temperaturas mais elevadas, alta umidade do ar, e luz filtrada por folhas de árvores. Quanto mais você imitar este ambiente, melhor. Deixe ela em um local que receba muita luz indireta, refletida em paredes, ou filtrada por cortinas ou outras plantas. É importante evitar que ela receba muito sol direto nas folhas, pois ela pode queimar, mas também você não pode deixá-la em um local escuro demais. Se estiver escuro demais, as folhas começam a crescer fracas e pequenas, as folhas começam a amarelar, e a planta pode morrer.
Como ela é vinda de regiões de ar muito úmido, evite deixar em locais com correntes de ar, ventos, ou mesmo na frente de aparelhos de ar condicionado. Se possível, mantenha a planta junto com outras para que a umidade do ar fique um pouco mais alta. Baixa umidade do ar causa pontas secas nas folhas.
Como regar?
Evite molhar as folhas durante as regas, pois as folhas podem ser atacadas por fungos se mantidas constantemente molhadas. Apesar de gostar que o substrato esteja sempre um pouco úmido, ela não gosta da terra encharcada, sem ar para as raízes respirarem. Se mantiver encharcada demais, as raízes tendem a apodrecer e a planta poderá morrer. A melhor forma de regar é colocando o dedo no substrato, e sentindo os primeiros centímetros de terra. Regue somente quando essa terra estiver quase começando a secar. Se a terra ainda estiver muito úmida, espere alguns dias mais para regar.
Como replantar?
Escolha vasos que segurem um pouco mais a umidade na terra, como os vasos de plástico, sempre com furos no fundo para drenagem. Vasos de barro, ou de cimento podem secar rápido demais a terra, dificultando as regas. Ela gosta de um vaso um pouco apertado para suas raízes. Portanto, evite colocar ela em um vaso grande demais para o seu tamanho. Os substratos comuns para plantas normalmente já são bons o suficiente, desde que tenham boa drenagem, deixando a água em excesso ir embora, mas também segurem um pouco de umidade para que as raízes fiquem um pouco úmidas por mais tempo.
A begônia maculata não possui muita sustentação, podendo tombar e quebrar seu talo principal. Para evitar que ela entorte, é interessante fincar uma estaca no vaso e amarrar a planta com um arame de pão ou barbante no tutor.
Podas.
Como a planta começa a ficar alta e esticada com o tempo, sua beleza começa a ficar comprometida com o passar dos meses. Para que ela gere novas folhas, é recomendável que você corte o talo principal na metade da altura, para que novos brotos surjam, e a planta seja renovada. Aproveite os talos cortados para fazer novas mudas.
Como reproduzir?
A maneira mais fácil de fazer mudas dela é por estacas dos ramos retirados pela poda. Deixe os pedaços de caule dentro da água para enraizamento, ou em um substrato leve mantido sempre úmido. Com o passar dos meses, a planta irá enraizar, e você poderá transferir para um vaso definitivo.