O clorofito é uma planta pequena, de 15 a 20 cm de altura, de fácil cultivo, originária da África do Sul. Suas folhas possuem 2 cores, sendo rajadas de branco, e seu aspecto lembra o de uma gramínea (mas não é). As plantas formam inúmeras flores e mudas aéreas ao longo do seu crescimento, que ajudam a tornar a planta mais interessante quando plantada em vasos. No entanto, quando plantada diretamente no solo, muitos preferem arrancar o excesso de brotações a fim de deixar o visual da planta mais limpo.
Vale ressaltar que há 2 tipos principais de clorofito: o Clorofito-de-sombra e o Corofito-de-sol. Obviamente, cada uma tolera quantidades diferentes de luz, e você deve tomar o cuidado de saber qual você está adquirindo no momento da compra.
Cultivo
Cuidar do clorofito é extremamente fácil, pois a planta é relativamente rústica, não exige podas constantes, e tolera abandonos temporários de regas. Em climas mais frios, o clorofito-de-sombra é utilizado como planta de interior, sendo deixado em vasos próximos às janelas. Já nas regiões mais quentes, é mais comum seu plantio direto no solo, formando conjuntos maciços ou bordaduras, deixados a pleno sol ou à meia sombra, dependendo do tipo utilizado. Procure plantá-lo em terra rica em matéria orgânica e com boa drenagem, que é onde ele se desenvolve melhor.
A planta de sombra tolera bem ambientes internos, e inclusive sobrevive bem em ambientes com ar acondicionado. Regue com frequência, mas evite o encharcamento constante. Suas raízes são grossas e carnosas, pois armazenam água. Por isso, ela tolera certa negligência.
É extremamente fácil multiplicar o clorofito, pelo simples plantio das pequenas mudas formadas ao longo do seu desenvolvimento. Prefira utilizar as mudas que já desenvolveram alguma raiz.