Plantar uma orquídea não é complicado. Aqui te ensinaremos passo a passo como plantar uma orquídea em um vaso. Como a sua orquídea provavelmente já está em um vaso, e você quer trocar de vaso ou multiplicá-la, é isso que vamos ensiná-los a fazer.
- Escolha um vaso: Para a maioria das orquídeas, vasos de barro cozido são as melhores opções. De preferência, use um que possui furos nas laterais, o que facilita a drenagem e aeração das raízes. Vasos de plástico são muito encontrados, pois são mais leves, baratos, e fáceis de transportar.
- Lave as raízes: Debaixo de água corrente, passe os dedos suavemente sobre as raízes, para retirar os restos mortos das raízes, assim como o antigo substrato. Evite esfregar demais para não danificar as raízes.
- Coloque um material de drenagem (recomendável): Para que a água escorra bem e não acumule no fundo do vaso, coloque uma camada de brita, argila expandida, ou mesmo isopor.
- Coloque o substrato: Coloque o substrato de sua escolha, que pode ser de casca de pinus, casca de coco, esfagno, ou mesmo de carvão.
- Acomode a muda: Encaixe a muda em um dos cantos do vaso. Mantenha a brotação nova (que forma geralmente na base do maior pseudobulbo) voltada para o centro do vaso, para que ela tenha espaço para crescer e se desenvolver.
- Adube (Recomendado): Coloque uma pequena quantidade de adubo orgânico ou mistura na lateral do vaso. Siga a recomendação da embalagem do adubo, pois adubo demais mata a planta.
Como fixar orquídeas em árvores?
Como alternativa, você pode também prender a sua orquídea em uma árvore.
Para prender a orquídea no local desejado, basta amarrar a orquídea no local desejado, adicionando um pouco de substrato temporário (esfagno ou fibra de coco) amarrado junto. O substrato servirá para fornecer a umidade e os nutrientes até que as raízes se desenvolvam bem. Na natureza, a maioria das orquídeas vive presa a árvores.