Samambaias são plantas tipicamente tropicais, e exigem boa quantidade de regas, e preferem locais com alta umidade do ar. Não é a toa que é comum encontrarmos samambaias próximas a riachos e a cachoeiras, pois essas são regiões mais úmidas. Se por um lado regar pouco demais pode secar a sua samambaia, por outro lado, regar demais pode apodrecer as raízes dela. Veja aqui como fazer para manter a sua samambaia saudável com regas adequadas.
Quando regar as samambaias?
Segundo a Universidade de Minnesota (EUA), você deve regar as samambaias sempre que a terra estiver seca na superfície, o que você deve sentir colocando o dedo sobre ela. Se você deixar a terra secar demais constantemente, ela poderá começar a morrer. No entanto, se você não esperar a terra secar minimamente antes de regar de novo, você poderá induzir a planta a apodrecer as raízes. Não vamos te falar quantos dias exatamente isso leva para acontecer porque isso varia muito de acordo com a temperatura, umidade do ar, e tamanho do vaso. Normalmente as regas podem ser espaçadas entre cada 1 ou 2 dias, mas isso não é uma regra.
Quanta água colocar?
Como as samambaias ficam normalmente dentro de casa, é comum que elas estejam sobre pratinhos. É importante regar bastante quando você regar a planta, até que a água comece a sair pelos furos do vaso, acumulando um pouco no prato. Mas é importante que você jogue o excesso de água que ficar no pratinho, pois deixar o vaso dentro de um prato cheio d’água vai deixar o solo encharcado por bastante tempo, o que pode matar as raízes sufocadas ou apodrecidas.
Há um horário melhor para regar?
Não faz muita diferença para uma samambaia que está em um ambiente interno. Nos jardins, regar nos horários menos quentes é recomendável para que não se perca muita água por evaporação. Já dentro de casa, isso não faz muita diferença.
Fontes:
https://polk.uwex.edu/horticulture/seasonal-concepts/lawns-and-dogs-but-not-tomato-juice/
http://www.uvm.edu/pss/ppp/articles/fernsin.html