Nome popular: Copo-de-leite; cala-branca; lírio-do-nilo
Nome científico: Zantedeschia aethiopica (L.)
Família: Araceae.
Origem: África.
O Copo-de-leite é muito conhecido em todo o mundo, sendo muito utilizado como flor de corte, devido à sua beleza e durabilidade. A planta possui de 0,6 a 1,0 m de altura, sendo muito florífera, de folhagem também ornamental. Floresce na primavera-verão.
Através de hibridações, variedades de diferentes colorações foram geradas, podendo as flores ser brancas, amarelas, vermelhas, rosas, laranjas ou roxas.
Suas flores são amplamente utilizadas como flor de corte para composição de arranjos e buquês. É tolerante a baixas temperaturas e não prospera bem em climas mais quentes.
Como cuidar: O Copo-de-leite é nativo de locais com muita umidade. Ele pode ser cultivado tanto a pleno sol quanto à meia-sombra, acompanhando muros, muretas, paredes, margens de tanques e lagos ou formando conjuntos em terra com muita matéria orgânica.
Se plantado em canteiros comuns, ou mesmo em vasos, devemos mantê-los sempre muito bem regados, e com solo constantemente úmido, sem se preocupar muito com o encharcamento.
Como reproduzir: Podemos multiplicá-los pelas mudas formadas junto ao rizoma da planta-mãe, sendo elas separadas após o florescimento.