A Costela-de-Adão é um ícone mundial das plantas tropicais por causa do seu formato peculiar, e com a imagem dela estampada em almofadas, camisetas, canecas e muito mais. Ela é nativa das matas de regiões quentes, tropicais, da América Central e do México, e tem o nome científico de Monstera deliciosa. Provavelmente o nome “deliciosa” vem do fruto, que é comestível em algumas circunstâncias.
Ela vem de florestas, e fica debaixo das copas de árvores forrando o chão ou subindo nos troncos das grandes árvores.
Apesar de muito cultivada em jardins, ela pode ser também cultivada em vasos, e com muito sucesso, e inclusive dentro de casa, fazendo parte da sua decoração, ou da sua urban jungle.
Onde deixar a Costela-de-Adão?
Ela é uma planta de Meia-sombra. Tente imitar a luz que a planta tem debaixo de árvores, recebendo algum sol direto nas folhas, ou uma luz filtrada por uma cortina ou janela fosca, ou em um local com muito boa luminosidade indireta. Só evite deixar tomando muito sol direto o dia todo, porque senão as folhas dela podem queimar, ou mesmo que sobrevivam, vão ficar com aspecto amarelado.
Perto de uma janela, ou mais pra dentro de uma sacada ou varanda, costumam ser bons locais pra deixar ela se em vasos. Se na terra, debaixo de outras árvores, ou de proteções do sol ardente do meio dia, são boas opções.
Como regar a Costela-de-Adão?
O importante é você saber que ela não gosta de terra encharcada, apesar de vir de regiões chuvosas. Principalmente quando cultivada em vasos, o importante é evitar que ele fique com o substrato molhado demais por muito tempo. Normalmente, a rega acontecerá cerca de 2 vezes por semana em épocas mais quentes e secas, e 1 vez por semana ou até um pouco menos em épocas mais frias e úmidas. O ideal é medir a umidade fincando o dedo na terra mesmo, e só regar de novo quando sentir que a terra está levemente úmida, quase secando. Quando plantada na terra, problema de encharcamento é menor, pois a raiz tem pra onde fugir.
Como replantar?
Como ela gosta de ar nas raízes, então use sempre substratos bem drenados, e com boa quantidade de matéria orgânica. Quando for replantar, recomendo colocar uma estaca de madeira (se já não tiver uma), ou de fibra de coco, para dar suporte para a planta subir, ficando mais bonita.
Como reproduzir?
O ideal é reproduzir por pedaços do caule de uma planta maior, fazendo estacas. O processo é simples, mas é bastante demorado, pois em vasos, o crescimento dela é lento.