Devo usar naftalina nos jardins e vasos?

Técnicas Por

Muitas mídias vem recomendando o uso de naftalina em jardins e em vasos, alegando que ela manteria os insetos e animais longe dos vasos. Segundo eles, quando colocamos bolinhas de naftalina perto das plantas, o cheiro é forte, e “os animais não gostam desse cheiro, o que os mantém longe das suas plantas”. Mas não é bem assim, e essa informação imprecisa pode esta prejudicando inúmeras pessoas ao redor do Brasil e do mundo. Todas as informações estão tão erradas, que muitos estão declarando como uma solução “natural” para acabar com as pragas e animais no jardim, sem efeitos colaterais. Mas não é nada como andam dizendo por aí.

Vídeos sugerindo o uso de Naftalina nas plantas. São inúmeros.

O que é a naftalina?
Na realidade, a naftalina é composta pela substância química naftaleno, e foi utilizada por muitos anos como inseticida, e repelente de pragas, especialmente para matar as traças, que perfuravam as roupas guardadas nos armários. Ao contrário do que muitos pensam, os insetos não são espantados pelo cheiro forte da naftalina, mas sim são mortos pela toxidez do seu vapor. A naftalina que compramos é uma bolinha sólida, que ao contrário da maioria das substâncias, passa do estado sólido ao vapor sem ter que passar pela fase líquida. Ou seja, aquela bolinha vai evaporando lentamente, soltando um vapor de naftalina no ar.

Ela realmente repele as pragas?
Os insetos não são espantados pela naftalina, e sim mortos. Nos jardins, não só os insetos ruins são mortos, mas também os benéficos. Já os animais, realmente tendem a ser espantados pelo vapor de veneno, provavelmente por um instinto de sobrevivência. Portanto, de fato os cães, gatos, roedores, pássaros, cobras, e outros animais são repelidos pelo gás soltado pela naftalina. A questão maior é: qual é o risco disso?

Qual é o risco de usar naftalina nos jardins?
O grande problema é que a naftalina não é tóxica somente para os insetos, mas também para os humanos e animais domésticos. Se você respirar muito gás de naftalina, poderá sofrer dores de cabeça, náuseas, tontura, e até convulsões. Além disso, a substância é ligada a problemas nos rins e fígado (que se desgastam ao tentar “filtrar” a substância), pulmões, e gera irritações nos olhos, além de poder comprometer o transporte de oxigênio do sangue. Se usarmos no jardim, mesmo que em potinhos, eles poderão ser confundidos por uma criança como “balas”, causando intoxicações graves. Mesmo o seu pet poderá acabar comendo ou lambendo a bolinha por acidente, podendo matá-lo.

Além desses problemas, você estará expondo constantemente você, as crianças, e animais aos vapores tóxicos de um inseticida, que é atualmente apontado pela OMS como um químico potencialmente causador de câncer, apesar de faltarem estudos conclusivos. Em chuvas fortes, a naftalina pode facilmente se misturar à água e contaminar as águas, prejudicando os animais aquáticos e nós mesmos.

Mesmo que você deixe a naftalina na sua horta que nem você, nem crianças e nem animais vão, você ainda poderá ter problemas. Isso porque o gás da naftalina é facilmente retido pelas partículas de terra, que entregam para a planta absorver junto com os nutrientes, tornando a planta levemente tóxica. E a naftalina, uma vez na terra, persiste no solo por até 80 dias até ser completamente eliminada. E pior: Mesmo que a planta não absorva pelas raízes, o veneno pode acabar ficando depositado nas folhas das plantas.

Conclusão: Evite acreditar em coisas mirabolantes que alguns dizem por aí sem antes verificar a informação. Utilize produtos químicos somente para os fins aos quais eles foram produzidos.

Fontes:
http://npic.orst.edu/factsheets/naphgen.html
https://www.epa.gov/sites/production/files/2016-09/documents/naphthalene.pdf