Depende de onde você deixará a planta. Os pratinhos só servem para uma coisa: Para a água da rega não escorrer sobre o que está embaixo, seja um móvel, um piso interno, ou um vaso pendente. Por isso, é sim desejável utilizar pratinhos nas plantas na maioria dos ambientes internos, pois eles também ajudam para você saber a hora de parar de molhar a planta: quando a água começa a escorrer por baixo do vaso.
Pratos em ambientes externos, jamais.
No entanto, se você deixa a sua planta em um ambiente externo, ao invés de ajudar a planta você pode acabar matando-a com um pratinho, pois a água das chuvas pode se acumular nos pratos, deixando as raízes das plantas inundadas, o que faz elas apodrecerem. Além disso, pior que prejudicar a sua planta é a possibilidade de você proliferar o mosquito da dengue, que se reproduz na água empoçada. Se você tem pratos em plantas no jardim, sobre o piso ou sobre a terra ou grama, retire os pratos imediatamente.
Como evitar o mosquito nos pratos?
Mesmo dentro de casa, os pratos nunca devem ficar cheios d’água, pois isso matará lentamente a sua planta. Regue somente a quantidade necessária, parando quando a água começar a escorrer por baixo do vaso. Dessa forma, o mosquito não conseguirá se reproduzir. Outra forma de evitar é colocando areia nos pratos, o que evitar que o mosquito chegue até a água para botar seus ovos. No entanto, essa técnica pode esconder o empoçamento constante do vaso.