Ficus elastica – Falsa-seringueira – Aprenda a cuidar

Cuidados com plantas, Folhagens, Plantas de Interior By

O Ficus elastica é hoje uma das plantas mais cobiçadas do momento, devido à sua aparência de mini árvore, folhas grandes e brilhantes, com cores variadas. Elas realmente chamam muito a atenção quando deixadas em casa. Seu aspecto de árvore não é por acaso, pois a espécie é na verdade de uma árvore asiática imensa cheia de raízes aéreas, que encontramos em parques, praças e às vezes em calçadas (ainda que estoure ela toda). Mas dentro de casa, temos variedades diferentes, que ficam contidas por vasos e podas, ficando de um tamanho mais razoável.

Ficus elastica Burgundy

Em geral, é uma planta considerada fácil de cuidar, desde que você deixe no local ideal, e que você não erre nas regas.

Tipos de Ficus elastica
Existem algumas variedades no mercado, sendo as 4 principais as:

– Verde – As folhas são completamente verdes.

Ficus elastica verde

– Burgundy – Folhas vermelho escuras, quase pretas (Foto no início do artigo).

– Variegata – Folhas verdes com manchas brancas.

Ficus elastica variegata

– Ruby – Folhas verdes com manchas rosadas.

Ficus elastica Ruby

Como é uma planta de regiões tropicais, ela prefere regiões mais quentes, não gostando de quedas bruscas de temperatura.

Onde deixar o Ficus elastica?
Na natureza, é uma árvore, que fica no sol o dia todo. Mas as variedades para vasos suportam ambientes em meia-sombra, ou mesmo com somente muita luz indireta. Os melhores lugares dentro de casa são os que recebem um pouco de sol direto de manhã, ou no fim da tarde.

É importante que eu te avise que as plantas recém compradas ficavam em locais sem nenhum ou quase nada de sol direto. Por isso, precisamos “rustificar”, ou seja, acostumar a planta a tomar sol direto aos poucos, deixando só tomar o sol fraquinho, e levando mais pra perto dos locais que bate sol, ao longo de pelo menos 2 semanas. Dessa forma, você evita que as folhas se queimem.

Dica: Depois da planta se acostumar no local, não fique movendo ela demais de local, pois ela demora a se adaptar a cada local.

Como regar?
Este é um ponto que muita gente erra, sendo a causa de morte de muitos desses ficus, que aliás, não costumam ser nada baratos. O segredo para regar certo é deixar a terra secar entre as regas. Para isso, finque o dedo no substrato um pouco, e sinta a umidade. Se a terra estiver seca, pode regar de novo. Se estiver úmida ou muito úmida, espere mais para regar. Isso normalmente leva mais ou menos 1 semana para acontecer, mas varia muito de acordo com o clima, tipo de vaso etc.

Troca de vaso.
Os melhores substratos são aqueles que tenham bastante matéria orgânica, mas que deixe o excesso de água ir embora pelos furos de drenagem do vaso. Evite usar terra do chão em vasos, pois elas às vezes seguram água demais, ou endurecem demais quando secam.

É possível fazer mudas de ficus elastica através de estacas. Mas cuidado com o látex!

O ficus elastica é tóxico?
Saiba que o Ficus elastica solta uma seiva branca quando uma parte é cortada ou quebrada, que não é a mesma utilizada para fazer borracha, mas pode causar irritação na pele e olhos, ou manchar o piso e roupas. Essa seiva é considerada tóxica para pets e crianças, então cuidado se tiver animais e crianças que mexem demais nas plantas.

Limpeza de folhas.
Como o maior atrativo da planta são suas folhas, é recomendável que você limpe as folhas de tempos em tempos, usando um pano macio úmido. Não precisa usar qualquer tipo de produto para fazer as folhas brilharem, pois ela já possui um brilho natural. Só tome cuidado para não quebrar as folhas, pois as folhas são duradouras, e folhas quebradas ou machucadas aparecem por muito tempo.

Como fazer mudas?
Não é possível fazer mudas somente com uma folha. A melhor forma de reproduzir é pegando uma estaca com cerca de 3 folhas, removendo a folha da base, e enterrando a estaca em um substrato macio, ou mesmo enraizando na água.