Nome popular: Flor-de-cera; Cerinha.
Nome científico: Hoya carnosa.
Família: Asclepiadaceae.
Origem: Austrália e China.
É uma trepadeira semi-herbácea, que ramifica pouco, e possui crescimento relativamente rápido, com folhas espessas e carnosas. É bastante utilizada tanto em jardins como na decoração de interiores, especialmente em vasos pendentes e em vasos com pequenos suportes de arame para se fixar.
Existem dois cultivares (variedades), um de folhas variegadas e outra “compacta” de folhas torcidas. Suas flores são pendentes e são formadas na primavera-verão, sendo elas espessas e rígidas, com aspecto aveludado bastante peculiar. Algumas flores podem produzir um suave aroma doce durante a noite.
Gosta de temperaturas médias a baixas, sendo relativamente tolerante a baixas temperaturas.
Como cuidar: Exige boa quantidade de luz, mas com pouca luz direta. O ideal é mantê-la à meia-luz, pois suporta a luz da manhã, mas não o sol do meio-dia. Pode ser mantida em vasos por vários anos com suporte para se fixar, com substrato rico em húmus, irrigado a intervalos. Sua floração pode demorar a se iniciar, mas uma vez que começa a florescer, passa a florescer todos os anos.
Só regue a planta quando o primeiro centímetro de terra já estiver totalmente seco, pois ela prefere ambientes um pouco mais secos. Evite trocá-la de vaso, pois suas raízes são prejudicadas no processo.
Como reproduzir: Multiplica-se por estacas cortadas no final do inverno e enraizadas em estufa. Faça estacas de aproximadamente 10 cm, retirando todas as folhas, mas mantendo uma. Também pode ser reproduzida mais facilmente por mergulhia, enterrando-se uma parte do ramo até que ele