Nome popular: Gardênia; Jasmin-do-cabo.
Nome científico: Gardenia jasminoides.
Família: Rubiaceae.
Origem: China.
A Gardênia é uma planta arbustiva, semi-lenhosa, que poda chegar de 1,5 a 2 metros de altura. Além das suas folhas brilhantes e bonitas, possui flores brancas e com perfume muito atraente, sendo elas o seu principal atrativo. Com o tempo as suas flores brancas adquirem um tom creme, mas a floração se mantém por um longo período.
Elas são geralmente cultivadas em jardins, na terra, mas também podem ser plantadas em vasos em ambientes externos. Vale explorar o seu principal atrativo, o seu aroma delicado e agradável. Sendo assim, procure deixá-la em locais onde há trânsito de pessoas. Também pode ser cultivada em grupos, ou em cervas vivas, sendo que mesmo sem as flores, a sua folhagem se enquadra muito bem ao ambiente. Podem ser colocadas em floreiras abaixo de janelas, onde você pode apreciar o seu aroma.
Existem variedades mais compactas, cujas flores possuem mais pétalas. Algumas plantas podem vir a produzir pequenos frutos amarelos, dos quais são extraídos corantes para a indústria e artesanatos.
Floresce mais intensamente em regiões de climas mais amenos, como no sul do Brasil.
Como cuidar: A gardênia cresce bem em locais com bastante sol direto, com pouca sombra. Ela também prefere ambientes com alta umidade do ar. Proteja as gardênias de ventos fortes e frios.
Crescem melhor em solos ácidos, e com bastante matéria orgânica.
Regue regularmente mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado.
As podas são bem vindas para manter um bom formato das folhas. O período ideal para as podas é após a floração. Evite ficar machucando a planta com ferramentas, pois algumas doenças podem entrar por esses ferimentos.
Como multiplicar: Podemos multiplicá-las facilmente por meio de estacas feitas dos ramos, preparadas após o florescimento. Pode ser plantada por sementes, mas elas podem demorar de 2 a 3 anos para germinar.