O biodiesel era considerado um dos combustíveis do futuro, por ser uma fonte renovável de energia para rodar os motores que movem o mundo. No entanto, poucos sabem realmente do que se trata, e o porque falamos tão pouco deles nos dias mais recentes. Na realidade, o biodiesel nada mais é que um óleo diesel produzido a partir de plantas, ao contrário do óleo diesel mineral, que é extraído do petróleo. Essa diferença na origem dos dois tipos de óleo trazem diferenças muito grandes nas consequências de cada um.
Quais os benefícios do Biodiesel?
O principal fator é a sustentabilidade do uso deste óleo. Isso porque quando o utilizamos em motores, em teoria não estaremos adicionando gás carbônico à atmosfera, ao contrário dos óleos Diesel minerais, que são sérios contribuidores do fenômeno chamado “Efeito Estufa“, que gera o aquecimento global. Tanto a energia gerada, quanto o gás carbônico liberado pelo Biodiesel são na realidade a energia gerada pelo processo de fotossíntese da planta, e o gás carbônico que foi absorvido do ar nesse processo. Ou seja, com o Biodiesel não estamos adicionando gás carbônico na atmosfera, e os impactos para o aquecimento global seriam diminuídos ou quase zerados.
Como é produzido o Biodiesel?
O primeiro passo é produzir o óleo vegetal a partir de uma planta oleaginosa, como a soja, a palma, a mamona, ou outra fonte qualquer. Esse óleo obtido não pode ser usado diretamente nos veículos, por não queimar muito bem e ser muito viscoso, podendo gerar sérios danos aos motores. Para reverter esse problema, o óleo obtido passa por um processo químico chamado “transesterificação”, que gera o produto final Biodiesel.
Na hora de ser usado, ele pode substituir o Diesel comum, ou misturado ao Diesel convencional. O desempenho será o mesmo do Diesel comum.
Por que poucos falam do Biodiesel nos dias de hoje?
O principal fator foi a queda do preço do barril de petróleo nos dias atuais. Apesar dos preços dos combustíveis derivados do petróleo estarem bem altos no Brasil, essa não é a realidade no restante do mundo. Com um Diesel mineral extremamente barato, o Biodiesel acabou se tornando uma alternativa considerada muito cara. O mesmo fenômeno também fez o álcool vegetal ficar de lado nas políticas de sustentabilidade no mundo todo. Ou seja: Aparentemente todos estão dispostos a serem ecológicos, desde que tenhamos vantagens econômicas com isso.