Stevia é um adoçante extraído de uma planta. Na verdade, é o único. As folhas da planta Stevia rebaudiana, são naturalmente adocicadas, sendo ela nativa do Brasil e Paraguai, e eram utilizadas por índios Guarani para adocicar alimentos. Apesar de estar se tornando extremamente popular no Japão, Europa e Estados Unidos, a Stevia é ainda pouco popular no Brasil, perdendo para adoçantes sintéticos, como o Aspartame e a Sucralose.
De fato, a Stevia como ela é normalmente vendida deixa um resquício levemente amargo após a sua ingestão, o que desagrada muitos paladares. Seus consumidores são geralmente as pessoas que buscam adoçar sem calorias, mas com menores riscos à saúde. Devemos ressaltar que o uso de adoçantes é controverso, e há evidências de potencial cancerígeno para muitos deles.
Alertamos que a Stevia ainda é cara no Brasil, sendo muitas vezes vendida em produtos que destacam a palavra Stevia na embalagem, mas a misturam com maiores quantidades de outros adoçantes sintéticos a fim de baratear o produto e eliminar o sabor amargo.