Você já deve ter percebido olhando algumas embalagens de suco, que muitos deles têm em sua composição “suco reconstituído de…”. Mas afinal, o que isso quer dizer? Suco reconstituído é o suco que foi concentrado, ou desidratado, e depois foi dissolvido em água novamente. Para fazer o suco concentrado, esse suco precisa passar por um processo de evaporação.
Para que eles concentram pra depois dissolver de novo?
- Para o transporte do suco ficar mais barato. Você pode transportar 1/4 ou menos do peso e volume originais, o que facilita muito o comércio internacional.
- Para poder armazenar o suco por mais tempo, resfriado ou congelado. Congelando o xarope concentrado, o suco chega a durar mais de um ano, tornando o suco disponível durante o ano todo, e não somente nos meses de colheita da fruta.
O suco reconstituído é mais concentrado?
Não, pois a lei brasileira exige que o suco reconstituído tenha uma concentração igual ou muito semelhante ao que seria o suco da fruta espremida. Portanto, ele não deve ser nem mais aguado e nem mais concentrado que o suco integral.
O que muda nas propriedades do suco reconstituído?
O sabor do suco reconstituído é um pouco diferente do original, devido à algumas mudanças na sua composição causadas pelo aquecimento do processo de concentração e da armazenagem. A perda de vitaminas é um fato, pois muito do valor nutricional se perde durante o aquecimento para a concentração, e também durante a armazenagem.
Preste atenção nos ingredientes na embalagem.
As embalagens são obrigadas a mencionar o que os fabricantes adicionaram nos seus produtos. Algumas marcas com grande apelo comercial adicionam aromatizantes, conservantes, vitaminas sintéticas, e misturam outros sucos mais baratos como o de maçã. Escolha preferencialmente aqueles que possuem menos desses componentes.