Nome popular: Orquídea-bambú; Arundina.
Nome científico: Arundina bambusiflora.
Família: Orchidaceae.
Origem: Burma.
A Orquídea-bambu é uma orquídea terrestre, semi-herbácea, que possui rizomas, cresce em touceiras, chegando a 1,2 a 2,0 m de altura, de ramagem e florescimento extremamente decorativos. Folhas laminares, lisas e alongadas.
Inflorescências terminais, com flores branco-lilases e labelo roxo, formadas principalmente durante os meses da primavera e verão.
Como cuidar: Ela pode ser cultivada tanto à meia-sombra, quanto em pleno sol, e é ideal para o plantio em jardineiras e renques, acompanhando muros, muretas e paredes, ou em grupos formando conjuntos isolados, em terra rica em matéria orgânica, permeável.
Recomenda-se que a planta seja regada periodicamente, de modo que a terra se mantenha sempre úmida. Evite encharcar o solo durante as regas.
Por ser uma planta tipicamente tropical, ela não tolera geadas. Floresce mais intensamente em regiões de clima quente e úmido.
Como reproduzir: Multiplica-se facilmente por divisão de touceira ou por estacas-ponteiro obtidas das brotações laterais das hastes e enraizadas em ambiente protegido.