Todos nós já ouvimos falar que os alimentos orgânicos são bons, mas poucos sabem justificar essa afirmação. Pois afinal, qual a vantagem de consumirmos alimentos orgânicos. O Cultivando foi atrás e te deixará por dentro do assunto, mostrando o que são alimentos orgânicos e quais são seus benefícios.
O que são alimentos orgânicos?
São basicamente alimentos produzidos através de métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos, ou fertilizantes químicos, e obedecem a preceitos que buscam uma agricultura sustentável ecológica e socialmente.
Benefícios
Os benefícios dos alimentos orgânicos são muitos. Listamos a seguir os principais deles:
- Ausência de agrotóxicos – Nenhum pesticida sintético é utilizado durante a produção de produtos orgânicos, gerando alimentos saudáveis e livres de resíduos potencialmente danosos à sua saúde.
- Alimentos mais saudáveis e nutritivos – Apesar do fato ainda não ter sido devidamente comprovado pela ciência, existem fortes indícios de que os alimentos orgânicos possuem maior teor de determinados nutrientes.
- Redução da poluição ambiental – A agricultura convencional não polui somente a própria fazenda e seus trabalhadores. Os agrotóxicos e fertilizantes químicos são levados pela chuva e ventos para regiões vizinhas, como comunidades e corpos d’água.
- Conservação do solo – A produção orgânica emprega práticas que visam conservar a fertilidade dos solos, com a prática de rotação de culturas e adubação verde. As monoculturas têm gerado condições favoráveis à erosão e empobrecimento do solo, com perda de solo e nutrientes.
- Redução do efeito-estufa – A produção industrial de agrotóxicos e fertilizantes químicos libera grande quantidade de gás carbônico na atmosfera, acelerando o aquecimento global. Nos cultivos orgânicos, visa-se utilizar a menor quantidade possível de recursos não-renováveis.
- Melhoria da vida no campo – Um dos pilares da agricultura orgânica é a melhoria das condições socioeconômicas das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam maior mão-de-obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades. Além disso, com a agricultura orgânica, torna-se possível a sobrevivência dos pequenos e médios negócios agropecuários.
- Promoção da biodiversidade – A conservação do solo, a variabilidade de cultivos, e a ausência do uso de agrotóxicos, fazem com que os pássaros, insetos e outros animais da região não desapareçam das fazendas. Além disso, o não uso de transgênicos na agricultura orgânica evita a contaminação de espécies nativas por genes artificialmente introduzidos na espécie.
- Promoção do bem-estar animal – Na produção orgânica de animais, o foco é a manutenção do bem-estar animal. Os animais são alimentados somente com produtos orgânicos e mantidos em locais mais espaçosos e menos estressantes, sem a utilização de hormônios artificiais ou antibióticos sintéticos.